sábado, 24 de julho de 2010

A pergunta que não pode calar! De quem foi a culpa?

Certamente, você, Mulher cristã “Virtuosa”, que vive a atual situação de “falência” diante de situações difíceis, já ouviu muitas vezes este questionamento, ou já se perguntou no fundo da alma, ora culpando-se, ora culpando o outro, sob o peso de ter fracassado, sendo pois, frequentemente atormentada por essa pergunta, que não pode calar! De quem foi a culpa? Por que isso aconteceu comigo?
Sei bem que além de lidar como seu sofrimento, ainda tem que dar satisfação aos outros, que buscam sempre por um “culpado”. Isso faz parte da natureza humana, toda vez que um problema aparece, as pessoas ficam se perguntando de quem é a culpa?
Certa vez, Jesus andando com seus discípulos, viu um homem cego de nascença. Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que na vida dele se manifestem as obras de Deus. (JOÃO 9.1-4) .
Sabemos que neste contexto bíblico, a narrativa diz respeito a dúvida dos judeus que interrogavam Jesus sobre os pecados herdados ou não através dos pais, porém acredito que da mesma forma ocorra, quando pessoas buscam imputar culpa à outras, como forma de entender o agir de Deus na vida de um cristão.
As pessoas que não entendem o poder da palavra de Deus, e de Cristo, pensam que você está passando por problemas porque tem pecado. Eu creio que, tal como surge na vida de alguém uma doença incurável, sem que nada tenha feito para tamanha gravidade, da mesma forma possamos viver nesta vida terrena, situações inexplicáveis aos olhos dos homens, mas não aos olhos de Deus.
Será que é verdade, que seu casamento não deu certo?
Se você lutou por seu casamento em conformidade com a palavra de Deus, e a resposta de suas orações, foi, um “não” de Deus..., primeiramente verifique se este “não”, tem caráter definitivo ou, é um “Ainda não” de Deus ( tempo de crescimento e amadurecimento espiritual), até que ele transforme e restaure cada um dos envolvidos, fazendo então a obra de forma completa. (Ocupado Demais para Deixar de Orar- Bill Hybels)
Considerando que o cristão é justificado em Cristo Jesus, e que mediante um coração quebrantado e arrependido, tem dessa forma seus pecados perdoados, da mesma forma deve liberar perdão ao outro, para que também possa alcançar o perdão de Deus (Mateus6.14-15), daí, não há pecado imperdoável que possa vir a destruir um lar, um casamento, se houver temor e respeito à palavra de Deus.
Se assim na sua causa, ninguém pecou, não foi responsabilidade direta de pessoa alguma. Não estamos em situação de dívida pendente com o passado. Permita que Deus, aquEle que sabe de todas as coisas, que nos permitiu viver problemas em diversos graus de dificuldades; aquEle que tem própositos em todas as coisas; que transforma crises em oportunidades de superarmos nossos próprios limites; AquEle abre portas e fecha portas para levar você para o centro da vontade dEle, possa fazer a Sua obra em você e manifestar-se em sua vida.
Alegre-se minha amada, pois quando está obra de Deus for manifesta em sua vida, ocorrerá com você, tal como aconteceu com a aquele cego, que a comunidade judáica não acreditou ser “aquele” que eles conheciam. (JOÃO 9.8 -9) .
Enquanto você espera, o “Ainda não” da restauração, ou no “Não” de Deus, o novo para sua vida, continue a caminhar com fé, com atitude, adorando e servindo a esse Deus.
Busque manter sua auto-estima elevada. Uma das formas é ajudando a outras pessoas, uma vez que o ser humano é um ser social e só se realiza no outro. Quando abençoamos pessoas (material ou espiritualmente) isso nos traz equilibrio emocional e auto-estima.
Só para reforçar mais esse tempo de “espera”, segundo, John C. Maxwell, pastor, caoch (treinador do desenvolvimento humano), especialista em liderança reconhecido internacionalmente, “Sucesso é lançar sementes para que se possa ajudar outras pessoas”. Também encontramos no Livro de Salmos 41.1-2- “Bem-aventurado é aquele que considera o pobre; o Senhor o livrará no dia do mal. O Senhor o guardará, e o conservará em vida; será abençoado na terra; tu, Senhor não o entregarás à vontade dos seus inimigos”.
Recebi de meu pastor, Ademir Pereira Nunes, da Igreja Batista Filadélfia de Lauzane, assim que cheguei como “soldado ferido do exército de Deus” pela primeira vez naquele local abençoado, o seguinte ensinamento, “viva um dia de cada vez” e isso ajudou-me muito, ajudará você também!
Faça que seu futuro seja melhor que seu passado. Se seu passado foi maravilhoso, o seu futuro, em Cristo, será extraordinário.
Lembre-se, que o mundo do cego é delimitado pelo tato. O do ignorante pelo conhecimento. O mundo do vencedor é delimitado pelos sonhos.
O sonho nos dá força para lutarmos por alguma coisa, seja pela restauração de um casamento ou restauração de uma vida sentimental, emocional e familiar. O melhor propósito para o seu futuro são os seus sonhos. Nunca pare de sonhar os Sonhos e Promessas de Deus para sua vida. Não olhe para as circunstâncias, mas para a suficiência do seu Deus.
Quanto maior seus sonhos, maior potencial. Ele te projetará para o seu futuro, de forma real. O que aconteceu no passado não é mais importante do que o que vai acontecer no seu futuro!
O seu passado (ontem) pode estar marcado pelo saudosismo das coisas maravilhosas que não voltarão mais, ou pelas coisas ruins que você vivenciou, mas o seu “futuro” está intacto.
Se pensarmos em futuro com o entendimento da cultura grega, que vê futuro – como presente em movimento, o seu “hoje”, tem seu futuro projetado no “próximo minuto” de sua vida. Não disperdice, o dia que o Senhor fez, esperando pelo futuro, como o “mundo” espera. O seu “já” está intacto, faça diferença!
Escreva uma nova história, não mais baseada na vida que ficou para trás, mas uma Nova História com a ajuda de Deus, em Novidade de Vida, em Cristo Jesus, quer para Restauração, quer para Novos Horizontes, a Nova Vida que Deus tem pra você, pra nós. Eu creio! Você pode crer nisso? Amém.

Silvia Nicolai Rocha Aguiar

Dicas de louvores que edificarão sua alma, rumo a sua Nova História...
http://www.youtube.com/watch?v=tEPM7LUUnxw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=cZHU9lmGF3M&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=-mH5thUFq7M&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário