sábado, 10 de setembro de 2011

LIÇÕES DA EBD (ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL) DAS MULHERES DE LAUZANE

LIÇÃO 4

Nas três lições anteriores sobre : FALAR E OUVIR – Livro da Ed. Mundo Cristão – Autor: Emerson Eggerichs aprendemos duas verdades :

1-O que sai da boca é importante ( homens e mulheres emitem e entendem mensagens de modo diferente) tal como a cor rosa e a azul

2- Maridos e esposas não estão errados, são apenas diferentes . Maridos desejam ser respeitados e as esposas amadas.
Isso gera o chamado CICLO INSANO( pag 2 , Falar e Ouvir) que gira toda vez que FALTA AMOR – (Ela reage) FALTA RESPEITO (Ele reage) . Mas que este CICLO pode tornar-se uma oportunidade de perceber que a ELA está CLAMANDO POR AMOR, e ELE está CLAMANDO POR RESPEITO.

A 3ª verdade a ser aprendida hoje:
Como Mulheres e Homens vêem a intenção um do outro – BEM- INTENCIONADO OU MAL-INTENCIONADO ?

A Palavra de Deus nos ensina sobre as lutas do homem contra a sua própria carne, mesmo que BEM INTENCIONADO

Rm, 6:22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;

Gal. 5: 17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.

Rm 7:15 Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.
16 Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.17 Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim.18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.19 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.
20 Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.21 Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim.

Ef.6:7 servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens

Salmos 21:11 Se contra ti intentarem o mal e urdirem intrigas, não conseguirão efetuá-los;

A palavra também nos fala sobre ser possível escolher, ser MAL-INTENCIONADO

Prov.24:8 Ao que cuida em fazer o mal, mestre de intrigas lhe chamarão.

Prov. 2:13 -17 dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos das trevas;14 que se alegram de fazer o mal, folgam com as perversidades dos maus,15 seguem veredas tortuosas e se desviam nos seus caminhos;16 para te livrar da mulher adúltera, da estrangeira, que lisonjeia com palavras,17 a qual deixa o amigo da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus;

Prov.15: 26 ¶ Abomináveis são para o SENHOR os desígnios do mau, mas as palavras bondosas lhe são aprazíveis.

Mal 2:13-14 Ainda fazeis isto: cobris o altar do SENHOR de lágrimas, de choro e de gemidos, de sorte que ele já não olha para a oferta, nem a aceita com prazer da vossa mão.14 E perguntais: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança.

Salmos 36:4 No seu leito, maquina a perversidade, detém-se em caminho que não é bom, não se despega do mal.

Prov. 14:19 Os maus inclinam-se perante a face dos bons, e os perversos, junto às portas do justo.

OLHE PARA O SEU CÔNJUGE ( SEU PAI, SEU FILHO, SEU CHEFE, SEU SOGRO...) COMO JESUS OLHARIA

• Provavelmente Jesus diria: Mateus 26:41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

• Sempre olhe para o seu marido, filho... como o Senhor o olha . Tal como o Senhor olha pra você! Jesus deu a vida por você!

Coloque na sua vida, os termos usados por Paulo em Rm 7:19 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço, e diga então:

. “ O meu marido...meu filho... deseja fazer o bem, mas frequentemente termina fazendo exatamente aquilo que não quer fazer” Ou seja, dê a ele um pouco de Graça ... ou seja, pare de bater “fotos” de momentos isolados e veja história de vida dele com você.

• Comece a destacar as qualidades dele e PARE DE FOCAR OS DEFEITOS (COISAS QUE MESMO BEM INTENCIONADAS,PODEM NÃO DÃO CERTO PRA QUALQUER UM)

Prov. 14:19 Os insensatos (tolos) zombam da idéia de reparar o pecado(mal) cometido,mas a boa vontade está entre os justos”.

• Quando a comunicação não funciona alguém precisa dar um passo e tentar fazer as correções – ouvir , tentar entender e aproximar-se do outro. Lembrar que homens e mulheres são diferentes (rosa e azul) ajuda a não ter os sentimentos feridos tão prontamente .EX: O que faremos no final de semana? E magoar-se com a resposta...Você resolve!

• Quando confiamos nas boas intenções do outro – é tolice não dar esse passo para reconciliar. É tolice não fazê-lo, é “justo”fazê-lo. UTILIZE SEMPRE O PRINCÍPIO DAS BOAS INTENÇÕES COM RESPEITO AO OUTRO DE SUA FAMÍLIA – AMOR E RESPEITO CORTARÁ O PROBLEMA DE SEU CASAMENTO, e da criação de FILHOS TAMBÉM.

CONSTRUINDO COMPREENSÃO MÚTUA: Já aprendemos agora três verdades :

1-O que sai da boca é importante
2- Maridos e esposas não estão errados, são apenas diferentes

3ª verdade :
Como ambos vêem a intenção um do outro –DEVEMOS VÊ-LO BEM INTENCIONADO MESMO QUE O CICLO INSANO ESTEJA GIRANDO ( pois nenhum deseja desgraçar o outro)... APENAS TEMOS NECESSIDADES DIFERENTES E POR ISSO TEMOS UM DESAFIO!

I Cor 7: 32 O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor;33 mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa,
34 e assim está dividido. Também a mulher, tanto a viúva como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa, assim no corpo como no espírito; a que se casou, porém, se preocupa com as coisas do mundo, de como agradar ao marido

“ Uma vez que chegamos à verdade – de que ela não está tentando ser desrespeitosa, e de que ele não está tentando ser desamoroso- bingo! (pag 91 – FALAR e OUVIR –Ed. Mundo Cristão).

Daí a necessidade de aprendermos a decodificar as mensagens rosa e azul enviadas de um para o outro e realmente ouvir um ao outro.

QUAL SERÁ SUA ATITUDE NA PRÓXIMA VEZ QUE O CICLO INSANO COMEÇAR A GIRAR EM SUA VIDA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário